Valadas, Sandra T.Almeida, António Fragoso dePaulos, LilianaAlmeida, Leandro da SilvaAlmeida, Leandro S.2021-02-192021-02-192019978-989-99517-2-3http://hdl.handle.net/10400.1/15126O conceito de transição está muito ligado com o risco. A incerteza característica dos nossos dias, muito sensível no mundo do trabalho, tem vindo a transformar a transição num processo cada vez mais complexo e dilatado no tempo (Alves & Korhonen, 2016; Vieira & Marques, 2014). Consequentemente, a sua compreensão exige uma abordagem sistémica e dinâmica, por forma a entender claramente a natureza mutável das transições e os fatores que determinam esse processo. A literatura na área demonstra que a transição parece, de facto, ser um período crucial e muito significativo na vida dos indivíduos, que se caracteriza por um nível elevado de incerteza, com consequências a nível individual e societal (Jappinen & Maunonen-Eskelinen, 2012). Nesta lógica, iremos debruçar-nos sobre o que nos diz a literatura mais recente sobre este assunto, com especial destaque para o papel das IES e sua relação com o mercado de trabalho. Exploramos também a natureza multivariável da transição do ES para o mundo do trabalho, recorrendo à diversidade de abordagens no estudo deste fenómeno. Porque o conceito de empregabilidade também nos parece central nesta reflexão, faremos um breve enquadramento histórico relativamente aos seus fundamentos e refletiremos sobre a ênfase crescente nas competências transversais.porTransições do ensino superior para o mercado de trabalho: perspetivas teóricas.book part2021-02-18cv-prod-516897