Santos, JoanaSobral, Tiago Filipe Vilela2022-12-202022-12-202022-05-19http://hdl.handle.net/10400.1/18681O valor indispensável do capital humano nas empresas é largamente reconhecido como forma de se manterem competitivas, no entanto, condições de trabalho precárias estão associadas a níveis de burnout e reduzida produtividade, enquanto boas condições e trabalhadores envolvidos contribuem para o oposto. De acordo com o modelo das exigências-recursos laborais (JD-R), os ambientes organizacionais podem ser caracterizados em exigências e recursos laborais, desenvolvendo dois processos dinâmicos que contribuem para a deterioração de saúde ou para a um processo de motivação com consequências para a produtividade. Um maior foco interno que prioriza os trabalhadores permite motivá-los e aumentar a sua satisfação contribuindo para a concretização dos objetivos organizacionais. Neste contexto, surgem os programas de marketing interno, ainda assim, a literatura defende que na ausência da cultura apropriada, uma Orientação para o Mercado Interno (OMI), estes não serão efetivos. Deste modo, o objetivo do estudo foi investigar a relação entre o burnout e a OMI, para tal, testou-se o contributo das exigências e recursos laborais no desenvolvimento de uma orientação interna e no bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, no nível de produtividade percebida através de um questionário online a 369 trabalhadores, entre os 18 e os 69 anos, sendo 65.9% do género feminino. Os resultados confirmam os pressupostos defendidos pelo modelo JD-R, à exceção do contributo positivo das exigências tecnológicas. Foi observado o papel mediador do burnout entre as exigências emocionais e tecnológicas e a produtividade percebida, enquanto a OMI medeia a relação entre o feedback de desempenho e a perceção da produtividade. Estas conclusões demonstram que o feedback construtivo pode ajudar a um desempenho mais efetivo através da melhoria da comunicação interna, fator que foi um consequente positivo da aceleração tecnológica vivenciada e cujas exigências terão sido atenuadas pela interação entre os recursos pessoais e organizacionais.The indispensable value of human capital on organizations is largely recognized as a way to remain competitive, however, poor work conditions are associated with high burnout levels and reduced productivity, while good conditions and engaged workers promote the opposite. In line with the job demands-resources model (JD-R), work environments can be identified with job demands and job resources, causing two dynamic processes that contribute to health deterioration or to a motivational process with implications for productivity. A larger internal focus that prioritizes employees allows motivation and increases satisfaction, facilitating the attainment of organizational goals. In this context, there are internal marketing programs, although, the literature supports that in the absence of an appropriate culture, an Internal Market Orientation (IMO), these will not be effective. Therefore, the purpose of this study was to investigate the relationship between burnout and IMO, for this purpose, we assessed the contribution of job demands and resources on increasing internal orientation and worker well-being and, consequently, the levels of perceived productivity through an online survey to 369 employees, between the ages of 18 and 69, with 65.9% women. The results confirm the assumptions established in the JD-R model, with exception of the positive effect of technology demands. The mediating role of burnout between emotional and technology demands and perceived productivity was observed, while IMO mediates the relationship between performance feedback and perceived productivity. These conclusions demonstrate that constructive feedback might help a more efficient performance through better internal communication, an aspect that was a positive outcome of an experienced technology transformation which demands could be lessened by the interaction of personal and organizational resources.porExigências-recursos laboraisMarketing internoBurnoutProdutividade percebidaMarketing interno e Burnout: a aplicação do modelo exigências-recursos laboraismaster thesis203040813