Carvalho, JoãoCorreia, VandaEugénio, Jessica Filipa Coelho2019-05-222019-05-222018-12-172018http://hdl.handle.net/10400.1/12547Com o presente estudo pretendemos verificar a importância da instrução e da demonstração na exploração de habilidades motoras em crianças em idade pré-escolar. Focámo-nos nas habilidades motoras manipulativas (HMM) e proporcionámos a exploração motora livre de um ginásio apenas com os seguintes materiais disponíveis: bolas e arcos afixados em espaldares. A manipulação da tarefa consistiu na realização de um episódio de instrução e de um episódio de demonstração que visavam guiar as crianças para determinadas possibilidades de exploração dos materiais disponibilizados. Ambos os episódios foram dirigidos do mesmo modo a todas as crianças e seguidos de um período de exploração motora livre. Participaram neste estudo treze crianças de ambos os sexos, sendo oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. (M = 4,54 anos; DP=1,01anos). O comportamento das crianças foi analisado antes e após os episódios de instrução e demonstração referidos. Embora se tenham verificado diversos comportamentos exploratórios, os resultados revelaram que as HMM sugeridas pela investigadora apenas sofreram um aumento após o momento de instrução. No que respeita ao período após a demonstração, foi possível constatar que as HMM sugeridas diminuíram. Não obstante estes resultados, devidamente interpretados à luz de literatura recente na área, a presente investigação permitiu reforçar a não-linearidade do processo de aprendizagem motora e a necessidade de uma adequada manipulação de constrangimentos da tarefa (neste caso da instrução e demonstração) visando a promoção de comportamentos motores exploratórios funcionais em crianças da educação pré-escolar.porHabilidades motoras manipulativasAffordanceInstruçãoDemonstraçãoImportância da instrução e da demonstração na exploração das habilidades manipulativas de crianças em educação pré-escolarmaster thesis202244881