Monteiro, Ileana PardalCardoso de Sousa, Fernando2012-11-302012-11-3020081645-4464AUT: IMO00464;http://hdl.handle.net/10400.1/1923Este artigo resume uma investigação realizada para compreender o processo de inovação na hotelaria de qualidade através da acção dos chefes inovadores. Para o efeito, utilizando um instrumento construído a partir da teoria dos constructos pessoais de Kelly, inquiriram-se 519 empregados de 16 unidades hoteleiras do Algarve, de quatro e cinco estrelas, tendo sido igualmente construídos os mapas perceptivos de 24 chefes inovadores e 6 não inovadores, a partir da análise factorial de correspondências das entrevistas realizadas. Os resultados salientaram as diferenças entre a forma como as chefias inovadoras e não inovadoras são vistas pelos colaboradores e mostraram que a inovação tinha mais probabilidades de emergir nos departamentos de back office, onde as contribuições do cliente eram filtradas pelos colaboradores. Salientaram também que a inovação resulta dos processos interactivos, ou seja dos processos de comunicação, formais e informais, de aumentar os conhecimentos e melhorar as relações chefia – colaborador, levando todos os actores a dar atenção aos pequenos detalhes e a investir nos processos reflexivos que permitem a melhoria contínua e a inovação.porLíder inovadorInovação na hotelariaCompetências decisionaisCompetências relacionaisInteraccionismo simbólicoA liderança inovadora na hotelaria algarviajournal article