Mendes, JúlioBañales, Alexandre Ricardo2016-05-182016-05-182015-06-222014http://hdl.handle.net/10400.1/8275Dissertação de mestrado, Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014Tradicionalmente, consumidores nunca interagiam com a internet. Eles usavam nomeadamente para comprar produtos e serviços. Contudo, com o crescente constante da tecnologia, consumidores estão a interagir com a Internet no seu dia a dia. Consumidores estão a usar plataformas de partilha de conteúdo, redes sociais, blogs, etc., para criar, partilhar e discutir o conteúdo da internet. O fenómeno das redes sociais também conhecido por Web 2.0, é a força que guia e que tem um impacto significativo na reputação de uma empresa, vendas e até sobrevivência. Até se pode afirmar que as redes sociais mudaram a maneira como as empresas interagem com os clientes. Contudo só uma pequena percentagem de empresas é que percebem as redes sociais, os diferentes tipos de rede social e como as usar para interagir com os clientes. O objectivo deste relatório é investigar até que a ponto o marketing das redes sociais afectam as empresas envolvidas no turismo. Através do meu estágio eu consegui apreender os princípios fundamentais do marketing das redes sociais e mostrar como estar envolvido na nova Web 2.0 beneficia as empresas que colaborarei.porTurismoEmpresasInternetRedes sociaisVendasClientesMarketingRole of social media and its effects on small businessesmaster thesis201234629