Gonçalves, Fernando RibeiroMarujo, Marisa Alexandra Porfírio2011-09-072011-09-07200737.04 MAR*Inf Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/451Dissertação mest., Observação e análise da relação educativa, Universidade do Algarve, 2007O presente estudo enquadra-se no âmbito da Observação e Análise da Relação Educativa e tem por objectivo estudar a influência do professor no gosto pela Matemática nos alunos, com a finalidade de construir um instrumento de observação e análise. Este estudo divide-se em duas fases. A primeira é estruturada em torno da validação do Modelo Explicativo Teórico e, consequentemente a construção do Modelo Emergente, através da aplicação de um inquérito por questionário. Na segunda, realizada com base na anterior, construiu-se um instrumento de Observação e Análise para a temática em questão. São vários os factores que influenciam os alunos no que refere às suas concepções, crenças, atitudes e conhecimento da Matemática. O professor é um dos factores principais que influencia o gosto por esta disciplina, e consequentemente pela sua aprendizagem. Como estratégia de investigação, optou-se por escolher um distrito e aplicar um questionário aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, onde se pronunciaram sobre o seu gosto pela Matemática, a aula desta disciplina e o estilo de ensino utilizado pelo professor nestas aulas.application/pdfporTesesMatemáticaEnsinoProfessorAlunoAprendizagemEstilos de ensinoConcepçõesA influência do professor no gosto pela Matemática nos alunosmaster thesis