Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deLima, Françoise Joselyne Vanhulle2011-09-072011-09-07200682.091 LIM*Mor Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/335Dissertação mest., Literatura, Universidade do Algarve, 2006Drama em cinco actos, A Morgadinha de Valflor, um dos primeiros dramas de Pinheiro Chagas, estreado na noite de 3 de Abril de 1869 no Teatro D. Maria, conheceu um sucesso estrondoso, o qual se repetiu ao longo das suas inúmeras representações. O nosso trabalho, intitulado A Morgadinha de Valflor: a esperança de um sonho. Estudo comparativo da obra de Pinheiro Chagas, procura traduzir a ideia principal, presente tanto no texto original como na versão francesa, da concretização de um sonho ilusório (união do par amoroso no além), simbolizando uma união política e social no futuro (século XIX), que concretizará as noções iluministas de igualdade e de liberdade (tanto a nível humano como literário, social e político), sendo estes conceitos substituídos, na versão francesa da autoria de Henry Faure (embora esta seguisse globalmente o princípio de fidelidade), pelo de fraternidade, que, dando-lhes continuidade, completa o lema revolucionário francês: “Liberté / Égalité / Fraternité”. Assim, as duas versões focalizam o conflito social, cujo impacto debilita principalmente o estado psicológico de uma das personagens principais, Luís, que, oscilando entre o mundo de sonho idealista, portanto ilusório no tempo em que vive, e o mundo da realidade, desfalece com a visão futura de uma esperança de igualdade e liberdade, tão reivindicadas pelos românticos. O nosso estudo comparativo focaliza, por um lado, alguns casos de convergências e divergências encontradas nas duas versões e valoriza, por outro, uma interpretação pessoal do drama à luz dos aspectos socioculturais e/ou políticos.application/pdfporTesesLitaratura comparadaIlusãoSéculo XIXDramaTraduçãoA Morgadinha de Valflor: a esperança de um sonho. Para uma leitura comparativa do drama de Pinheiro Chagasmaster thesis