Ludovico, OlgaHorta, Maria HelenaSousa, Joana Filipa Branquinho2014-02-252014-02-252012http://hdl.handle.net/10400.1/3517Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de jardim de infância e tem como principal objetivo: compreender a importância atribuída às brincadeiras livres no desenvolvimento da criança. A componente empírica deste relatório, assume-se como sendo qualitativa e descritiva, opção que se justifica por se tratar do tipo de investigação que melhor se adequa aos objetivos do estudo. Para a recolha dos dados, recorremos à realização de entrevistas semiestruturadas, uma à educadora de infância responsável pelo grupo de três anos e também nossa orientadora cooperante; outra a um casal de pais de uma criança. Como forma de complementar os dados recolhidos nas entrevistas recorremos, sempre que necessário, às notas de campo que fomos fazendo no decorrer da PES. A análise de conteúdo realizada às entrevistas evidenciou que os participantes no estudo atribuem importância às brincadeiras livres da criança e, como tal, procuram fomentar as mesmas tendo em vista o desenvolvimento da criança.porEducação pré-escolarJardim de infânciaBrincarDesenvolvimentoAprendizagemAs brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criançamaster thesis202471616