Martins, João2019-07-192019-07-192017-04978-989-95465-7-8http://hdl.handle.net/10400.1/12667Procura-se com esta comunicação fazer uma reflexão em torno das principais provações e desafios que se colocam aos formadores de adultos no seu trabalho quotidiano com adultos pouco escolarizados. Partindo de uma investigação empírica sobre as políticas e as práticas de educação e formação de adultos em Portugal que privilegiou a lógica da descoberta e o estudo em profundidade do trabalho dos formadores e enquadrada a pesquisa por uma sociologia da individuação e pelo conceito de épreuve, os resultados apontam como principais provações destes trabalhadores do social o terem que trabalhar com e sobre um público percepcionado como “difícil”; o desafio de mudar os comportamentos dos destinatários da formação; a gestão de uma ordem social potencialmente conflitual, a gestão da diferença associada a um público sentido como heterogéneo e marcado por um baixo nível de literacia e a prova da incerteza e da imprevisibilidade, traços marcantes e estruturantes do seu ofício.porFormadores de adultosProvaçãoSociologia da individuaçãoTrabalho formativoAs provações do trabalho dos formadores de adultos pouco escolarizados: Uma reflexão a partir da Sociologia da Individuaçãojournal article