Campos, Maria Madalena Quintela Vieira deMártires, Maria de Fátima Coelho dos2012-10-162012-10-162009http://hdl.handle.net/10400.1/1761Dissertação de mest., Educação Artística (Especialização em Teatro e Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009Nesta dissertação é apresentado um conjunto de ferramentas de apoio técnico-pedagógico e a sua aplicação no desenvolvimento de actividades, em torno da exploração do Teatro de Marionetas, de modo a motivar os alunos para a expressão plástica, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica e, por conseguinte, promover e desenvolver os domínios afectivo, cognitivo e social. Para conhecer a variedade das formas animadas e o modo como as podemos explorar no contexto de ensino/aprendizagem, é necessário conhecer um pouco da história, das origens da marioneta e da sua capacidade dramática. Procura-se, então, explorar os pormenores da sua construção através da história, despertando a curiosidade das crianças e promovendo experimentações, através das suas múltiplas abordagens estético-pedagógicas. Espera-se, ainda, que o aluno compreenda que a evolução da tecnologia resulta do processo histórico.porTeatroMarionetasMotivaçãoAlunosExperiênciasAprendizagensO teatro de marionetas como elemento didáctico/pedagógico motivador para a disciplina de Educação Visual e Tecnológicamaster thesis