Santos, José António C.2013-12-022013-12-022005-07Santos, José (2005). Cognição e comunicação no âmbito da pedagogia – uma reflexão à luz da Relevance Theory. Revista Encontros Científicos, 1, 204-2081646-2408AUT: JAS01369;http://hdl.handle.net/10400.1/3180Artigo científicoPartindo do pressuposto defendido pela Relevance Theory, de que os processos cognitivos humanos são orientados por um mecanismo de otimização da relevância, procurando obter os máximos efeitos contextuais ao menor custo de processamento, este artigo tenta delinear a aplicação à prática pedagógica de alguns princípios da referida teoria, tendo como objetivo, o desencadear de uma reflexão individual acerca das implicações pedagógicas aqui demonstradas, nomeadamente em termos da escolha da linguagem e dos conteúdos, assim como em termos das intenções comunicativa e informativa da comunicação humana.porComunicaçãoTeoria da comunicaçãoRelevânciaTeoria da relevânciaCogniçãoPedagogiaCognição e comunicação no âmbito da pedagogia – uma reflexão à luz da relevance theoryjournal article