Gonçalves, José Alberto MendonçaJesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de2012-05-112012-05-112005http://hdl.handle.net/10400.1/1137Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2005Este estudo tem como objectivo principal analisar a problemática da Formação Contínua de professores, realizada no âmbito organizacional dos Centros de Formação de Associações de Escolas, assentando no pressuposto de que a mesma tem impacto nos seus participantes, porque altera a sua prática e, por consequência, modifica a relação educativa. Considerando que a formação de professores é um factor importante na inovação pedagógica, pretendemos conhecer novas formas de gestão e avaliação dos processos de formação que possibilitem a conceptualização da formação de professores como um “continuum” ao longo da vida. Recorrendo a procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, o estudo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, recolheram-se dados sobre a Formação Contínua frequentada pelos professores utentes dos Centros de Formação de Professores da Área da Direcção Regional de Educação do Algarve - nas vertentes da formação creditada e não creditada -, incluindo a motivação para a frequência de acções de formação, e, ainda, os efeitos da formação e o seu impacto na mudança das suas práticas - através de um inquérito por questionário, construído a partir de entrevistas exploratórias, destinado a validar o Modelo Explicativo Teórico que elaborámos. Numa segunda fase, construímos um questionário que foi aplicado em três momentos diferentes (início, meio e fim) de uma Acção de Formação proposta a um Centro de Formação de Associação de Escolas, de forma a verificar o impacto da Formação vi Contínua nos seus participantes, com o objectivo de validar o Modelo Explicativo Emergente do processo investigativo. A utilização destes instrumentos tendo em conta o objecto de estudo e os objectivos da investigação, possibilitou-nos contribuir para: - minimizar a problemática, tantas vezes levantada, de saber se a formação deve atender às necessidades objectivas da prática dos professores, centrando-se numa visão bancária de creditação e de progressão na carreira ou, se, pelo contrário, deve sobretudo constituir-se como resposta às necessidades subjectivas, que se prendem com as motivações interiores dos professores e com a melhoria da sua educação/formação; - estudar a forma de controlar a qualidade das acções de formação pelos formandos e pelos formadores, com base em critérios objectivos multidisciplinares, nos domínios científico e pedagógico.porFormação Contínua de ProfessoresCentros de Formação de Associação de EscolasImpacto da FormaçãoCarreira docenteAvaliaçãoDesenvolvimento pessoal, profissional e organizacionalFormação contínua de professores: impacto nos seus participantesmaster thesis