Lameira, FranciscoRodrigues, Helder2016-02-232016-02-2320142014http://hdl.handle.net/10400.1/7726Dissertação de mestrado, História da Arte Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014A presente tese de mestrado é dedicada ao tema da influên-cia da regência na talha retabular do barroco pleno. Relacionando dois domínios de investigação nucleares, o histórico-espacial e o artístico, os seus objetivos principais consistem na articulação das características socioeconómicas e culturais do reinado de D. João V, e no reconheci-mento dos ornamentos que fazem a distinção entre o barroco pleno e a regência. As influências artísticas, tanto internas como externas, merecem desta-que pelo papel determinante jogado na definição do ornamento regência no retábulo barroco pleno. Deste modo, tanto as artes suas congéneres como são a dos azulejos, dos embutidos marmóreos ou da pintura decorativa, como as das gravuras, dos desenhos e das estampas, con-tribuíram com as suas valências específicas para o desenvolvimento e disseminação desta conjuntura estilística da arte da talha deste período. Tratando-se de um contributo para um estudo mais aprofundado que esta conjuntura merece, selecionei apenas alguns retábulos de modo abranger a maior parte do território nacional sob a influência dos três grandes centros produtores e disseminadores de arte retabular.porHistória da arteBarrocoCultura francesaInfluênciasRetábulosTalhaContributo para o estudo do ornamento regência nos retábulos em Portugalmaster thesis202211053