Jesus, SaulCampos, Maria Paula Oliveira2011-09-072011-09-072005http://hdl.handle.net/10400.1/271Tese de dout., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005A escola é das únicas organizações onde a competência e a incompetência não se distinguem, onde não existem planos de carreira diferenciadores do desempenho e onde todos sem excepção, com ou sem excelência na sua prática profissional, atingem níveis superiores pelos anos de serviço. Tomando os modelos das organizações como referencial conceptual e prático para a gestão escolar, o presente estudo efectuado numa comunidade educativa do ensino privado, tem como objectivo desenvolver um modelo de avaliação do desempenho dos professores, enquadrado num modelo de gestão do desempenho. Assim, o desenvolvimento de uma cultura de avaliação, a formação dos professores e de todos os intervenientes neste processo e o desenvolvimento de ferramentas de avaliação do desempenho, a partir da realidade concreta desta escola, foram algumas das estratégias utilizadas no modelo de avaliação 360º desenvolvido e implementado. Os resultados da avaliação do desempenho dos professores desta escola, reflectiram a gestão do seu desempenho, ou seja, o modo como o professor interage com os alunos, a percepção que os alunos e a direcção têm dessa interacção e a forma como o professor se implica nos projectos da escola, com vista ao desenvolvimento de um modelo de gestão de carreiras, promotor do desenvolvimento e da diferenciação.application/pdfporTesesCulturaGestãoAvaliaçãoDesempenhoProfessoresDiferenciaçãoAvaliação e gestão do desempenhos dos professoresdoctoral thesis101145888