Gamboa, Vitor Manuel PachecoMatos, Vera Lúcia Martins de2017-10-062018-10-062017-03-222016http://hdl.handle.net/10400.1/10077Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017Este estudo procurou analisar o efeito do Suporte Parental e da Motivação Intrínseca nos processos de Exploração e na Indecisão de carreira, testando ainda eventuais efeitos moderadores da Motivação Intrínseca na relação entre o Suporte Parental e as atividades de Exploração e a Indecisão de carreira, numa amostra de 260 alunos do 10º ano de escolaridade (71,9% dos cursos científico-humanísticos e 28,1% dos cursos profissionais), com uma média de idades de 15,92 anos (DP = .99), sendo 142 do sexo feminino (54,6%) e 118 do sexo masculino (45,4%). Os resultados revelaram que o Suporte Parental está associado a maiores níveis de exploração e a menores níveis de indecisão. A motivação intrínseca contribui significativamente para a variação da exploração e da indecisão de carreira. Foram ainda observados efeitos de moderação, relativos à motivação intrínseca, entre o suporte e a exploração. Por fim, são discutidas implicações para a intervenção vocacional e apontadas alternativas para futura investigação.porSuporte parentalMotivação intrínsecaExploração de carreiraIndecisão de carreiraA importância do suporte parental e da motivação intrínseca nos processos de exploração e na indecisão de carreiramaster thesis201711869