Vieira, Luís SérgioFonseca, Mafalda Santana Sequeira da2014-03-182014-03-182013-07-30http://hdl.handle.net/10400.1/3654Dissertação de mest., Psicologia (Psicologia da Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013Os interesses vocacionais constituem um suporte fundamental na Psicologia Vocacional por ser fundamental no desenvolvimento de carreira (Betsworth & Fouad, 1997), bem como as aspirações vocacionais que conduzem a planos de carreira sendo determinantes no desenvolvimento de competências particulares (Gottfredson, 2002). O objetivo geral deste estudo consistiu em descrever os interesses vocacionais e as aspirações vocacionais de alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Nesta investigação é ainda objetivo comparar os resultados nos interesses vocacionais e nas aspirações vocacionais em função do tipo de ensino (curso do ensino regular e curso de educação e formação), género e nível socioeconómico do agregado familiar, bem como analisar as relações entre estes dois construtos em cada um dos tipo de ensino. Foram inquiridos 160 alunos do 9.º ano de escolaridade de um agrupamento de escolas inseridos em turmas de ensino regular e turmas de cursos de educação e formação. Para a avaliação das variáveis em estudo utilizamos o Inventário de Interesses Vocacionais (Ferreira & Hood, 1995) e a Escala Índice de Aspirações (Kasser & Ryan, 1996) adaptada para a população portuguesa por Cabral (2011). Os resultados obtidos sugerem que os interesses vocacionais se distinguem em função do tipo de ensino e as aspirações vocacionais revelaram-se uniformes em ambos os tipos de ensino.porAvaliação dos interesses e das aspirações vocacionais em adolescentes: um estudo comparativo entre alunos dos cursos de educação e formação e do ensino regularmaster thesis