Castela, Eugénia Maria Dores Maia FerreiraCastela, GuilhermeGameiro, Tiago Filipe Gordo2016-04-052016-04-0520112011http://hdl.handle.net/10400.1/7940Dissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2011A farmácia comunitária apresenta uma componente social de promoção de saúde cedendo medicamentos e disponibilizando informação e outros serviços à população. Enquanto espaço de comercialização de produtos terapêuticos e medicinais, reflecte também uma componente empresarial cada vez mais associada a ambientes concorrenciais. E, neste contexto, a procura por vantagens competitivas, pode conduzir a estratégias de foco em produtos e/ou serviços dirigidos a utentes que manifestem diferentes preferências por esses mesmos serviços e/ou produtos. Esta investigação pretende segmentar utentes das farmácias comunitárias da cidade de Leiria em perfis, tendo em conta as relações detectadas entre as suas características demográficas e as preferências como utentes das farmácias comunitárias. Assim, com recurso à Análise de Correlações Canónicas Não Lineares (OVERALS) e ao algoritmo CHAID (Em inglês) pretendemos encontrar relações entre as características demográficas dos utentes de farmácias comunitárias e as suas preferências por atributos relacionados com o espaço físico, com os produtos disponibilizados e com a qualidade humana do atendimento. Resulta pois, desta investigação, informação útil à gestão das farmácias comunitárias que permitirá o desenvolvimento de acções e estratégias adequadas aos diferentes segmentos detectados.porGestão empresarialFarmáciasComercializaçãoProdutosUtentesProfissionaisUm apoio na gestão da farmácia comunitária: um estudo exploratório de segmentação das preferências dos utentes da região de Leiriamaster thesis