Fernandes, Susana2013-10-012013-10-012013S. Fernandes, Ensinando métodos de representação proporcional – o método de Hamilton e os paradoxos. Em Paula Reis, editor convidado, Boletim da SPM, Actas do Encontro Nacional da SPM, Faro, Julho de 2012, pg. 49-52, 2013.AUT: SFE01317;http://hdl.handle.net/10400.1/2961O atual programa da disciplina Matemática Aplicada a Ciências Sociais (MACS) do ensino secundário inclui nos seus conteúdos programáticos métodos de representação proporcional; uns de origem norte-americana e outros de origem europeia. O método de Hamilton (norte-americano) foi há muito abandonado por estar sujeito a diversos paradoxos. Neste documento são expostas as características deste método que tornam possível a ocorrência de paradoxos. Conhecer estas caraterísticas permite ao professor construir exercícios que confrontem os alunos com a existência destes paradoxos.porMétodo de HamiltonParadoxosEnsinando métodos de representação proporcional - O método de Hamilton e os paradoxosjournal article