Horta, Maria Helena2014-11-192014-11-192014AUT: HHO01913;http://hdl.handle.net/10400.1/5645Colóquio de homenagem à Professora Doutora Clara Ferrão Tavares.No presente estudo tentámos compreender as concepções sobre o processo de transição/articulação da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico de educadoras e de professoras que fazem parte de agrupamentos de escolas comuns. Eram igualmente nossos objetivos identificar as principais estratégias de transição invocadas pelas educadoras e professoras, como sendo facilitadoras da continuidade educativa, bem como conhecer as suas posições relativamente ao papel que atribuem à abordagem da linguagem escrita realizada na educação pré-escolar, no processo de transição/articulação para/com o 1.º ciclo.porEducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoEstratégiasTransiçãoArticulaçãoA linguagem escrita no processo de transição entre a edução pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Representações de educadoras e de professoraslecture