Gomes, CristinaFigueiredo, MauroBidarra, JoséGomes, José2017-03-162017-03-162015978-989-99370-0-0AUT: MFI01071;http://hdl.handle.net/10400.1/9058Este artigo apresenta um jogo educacional, o projeto “Flappy Crab”, destinado ao ensino de conteúdos programáticos relacionados com a disciplina de Educação Musical. Fazendo uso de processos tais como a gamification e o remix, pretende avaliar os possíveis impactos que a sua utilização porventura possa ter na aprendizagem e desenvolvimento de competências relacionadas com a memória auditiva, a discriminação qualitativa de alturas de sons musicais (em uma tessitura de uma oitava com ponto central nos 440 Hz), a identificação visual dos símbolos da notação musical e respetiva organização segundo as regras gramaticais da grafia sonora. O jogo está a ser introduzido junto de um grupo de cerca de 30 adolescentes, durante um período de, aproximadamente, 6 meses, ao longo dos quais serão recolhidos dados; todavia, no presente artigo, far-se-á já a resenha dos dados preliminares até à data recolhidos. Neste artigo falaremos igualmente, ainda que de forma sucinta, do motor de jogo utilizado no desenvolvimento desta aplicação educativa, o UNITY.porJogo educativoMemória auditivaGamificationProjeto “Flappy Crab”. Um jogo educacional para o ensino da músicaconference object