Simões, Helena RalhaHorta, Maria HelenaRocha, Vera Cristina dos Santos2012-10-182012-10-182011373.2 ROC*Car Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/1772Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011A investigação, que constitui o ponto de partida deste estudo de natureza qualitativa e descritiva, foi determinada pelo contexto da Prática de Ensino Supervisionada, numa IPSS de Loulé, no ano lectivo de 2010/2011, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O estudo teve como objectivo geral analisar as características pessoais das educadoras de infância, determinando a sua influência sobre o seu desenvolvimento profissional; e, como objectivos específicos, conhecer como o perfil do educador é condicionado pelas suas características pessoais, a fim de compreender a importância da motivação e do interesse na origem do sucesso do desempenho do educador e perceber as razões da escolha da metodologia privilegiada. Verificámos que existe uma estreita relação entre a maneira de ser do educador, o seu perfil profissional e a metodologia por ele utilizada. O educador é um modelo para o grupo de crianças, independentemente do seu tempo de serviço ou da sua experiência. Um educador motivado consegue uma resposta mais eficaz dos seus educandos.porEducadores de infânciaDesenvolvimento profissionalCaracterísticas pessoaisMotivaçãoPerfil do educadorAs características pessoais das educadoras de infância: influência no seu desenvolvimento profissionalmaster thesis