Santos, António Pedro Cabral dosBaptista, Tiago Rodrigues2019-03-132019-03-132019-02-112018http://hdl.handle.net/10400.1/12415O desenho gerado por algoritmos ou linhas de código não constitui uma novidade no campo das artes plásticas. No entanto, esta prática permanece singular no domínio do Desenho artístico, na medida em que não contém, em si mesma, atitudes ou modos ditos tradicionais, como é exemplo o esquiço ou o esboço, nem tão pouco uma relação intrínseca entre aquilo que designamos por visão e o registo gráfico das formas, patente no ato tradicional de desenhar. No contexto das práticas artísticas contemporâneas em particular no caso do desenho, o recurso a uma PenPlotter propõe desde logo, uma reflexão sobre a práxis do desenho, que implica uma ruptura epistemológica com as práticas tradicionais do mesmo e lança simultaneamente questões sobre a co-criatividade homem/máquina.porArte digitalDesenho digitalDesenho algorítmicoAleatórioUma máquina, mil desenhos: uma prática de desenho por algoritmosdoctoral thesis101609094