Gonçalves, José Alberto MendonçaCosta, Paula Cristina Rodrigues Duarte Marquês2011-09-072011-09-07200737.04 COS*Fut Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/662Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007O presente estudo, de carácter exploratório e de natureza qualitativo-interpretativa, baseia-se no princípio de que a Profissão Docente se encontra em fase de mudança e que os professores encaram hoje desafios abrangentes, aos quais necessitam dar respostas adequadas, a bem do seu desenvolvimento e crescimento profissional. Posiciona-se, ainda, na perspectiva de que os docentes em final de carreira podem contribuir decisivamente, através do seu conhecimento experiencial, para o delineamento de estratégias de acção para os que entram na Carreira. Assente em concepções teóricas de carácter construtivista e interpretativo, tem como objectivo principal conhecer as representações que os professores que se encontram próximo da aposentação têm acerca do percurso profissional dos que iniciam agora a sua caminhada, identificando as exigências que se lhes colocarão, as competências que consideram lhes serão exigidas e, ainda, as dimensões que julgam necessárias na formação inicial de professores, de forma a prepará-los para os novos desafios. Os resultados obtidos permitem concluir que há necessidade de ser realizada uma reestruturação ao nível da Formação Inicial e Contínua de Professores, para que estas se aproximem mais das necessidades formativas dos docentes, e que estes, por seu lado, devem apostar na inovação e no investimento na auto-formação a todos os níveis, cooperando e colaborando com toda a comunidade educativa e estabelecendo com ela um relacionamento harmonioso.application/pdfporTesesSupervisãoCarreira docenteDesenvolvimento profissionalO futuro da carreira docente: representações de docentes em final de carreiramaster thesis