Firmino, Ana Maria ViegasAbelheira, Cidália Maria Mendonça Tangarrinha2014-05-142014-05-142008http://hdl.handle.net/10400.1/3940Dissertação de mest., Supervisão, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2008O estado actual das sociedades e das relações do Homem com o ambiente são verdadeiramente preocupantes, pois já não se pode apenas considerar que o futuro das gerações vindouras está ameaçado. Em muitos casos é o presente que se encontra comprometido. Organismos como a UNESCO vêm alertando para a necessidade de uma rápida mudança de atitudes das instituições, das sociedades e dos indivíduos. Reconhece serem os educadores os agentes primordiais da mudança e para tal, tem envidado esforços no sentido de capacitar estes profissionais para, no âmbito da sua actividade, promoverem a “revolução” que urge empreender, nomeadamente ao nível da cidadania, democracia, desenvolvimento sustentável, ambiente e outros mais. Existem docentes e escolas que, sensíveis a este apelo, desenvolvem iniciativas que concorrem para este novo paradigma educativo, incluindo no seu currículo a educação para a cidadania, a educação ambiental, ou a educação para o desenvolvimento sustentável. No entendimento de que a supervisão visa o desenvolvimento pessoal e profissional, neste caso dos docentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do processo educativo e, considerando que os alunos interagem com os seus saberes e competências, principalmente junto das suas famílias, procurou-se conhecer as mudanças de comportamentos dos alunos, a participação da comunidade educativa, os valores promovidos pelo projecto de Educação Ambiental da escola e a origem dos factores adversos e facilitadores da eficácia da Educação Ambiental.porEducação ambiental - ensino básicoPrática pedagógicaSucesso escolarA importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolarmaster thesis