Simões, Helena RalhaLudovico, OlgaEngel, Julica Célia2012-10-162012-10-162011373.2 ENG*Fas Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/1764Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011Neste trabalho procurou-se evidenciar a importância de um adequado conhecimento do desenho infantil enquanto testemunho do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Nesse sentido, num contexto de Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado um estudo junto de quatro crianças, com idades entre os 3 e os 4 anos, o qual incidiu sobre a representação da figura humana. Para tal foram recolhidos durante o ano desenhos, que foram analisados em função da sua congruência com o respectivo nível etário e com base nalgumas outras características. Complementarmente foram seleccionados desenhos realizados ao longo do ano, com o intuito de serem analisados averiguando a sua congruência com algumas das etapas do desenho infantil. Em conclusão, verificámos que o menino mais novo se destaca das outras crianças, devido à forma rudimentar como desenha a figura humana e dado que os seus traços nos desenhos são ainda muito descontrolados. Note-se, todavia, que isto na idade de 3 anos é habitual. Por outro lado, o menino mais velho salienta-se por apresentar uma representação da figura humana particularmente desenvolvida.porDesenho infantilEtapasFigura humanaEvoluçãoEducação pré-escolarAs fases da evolução do desenho infantil e a representação da figura humana em crianças da faixa etária dos 3/4 anosmaster thesis