Valadas, Sandra T.Ribeiro Gonçalves, FernandoFaísca, Luís2013-10-092013-10-092009AUT: SVA01353; FGO00556; LFA00717;http://hdl.handle.net/10400.1/3047Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário.porAbordagens ao estudoConcepções de aprendizagemEstudantes universitáriosASSISTEstudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portuguesesjournal article