Ludovico, Olga Maria Teixeira AmaralCorreia, Maria RaquelDias, Sara Paulino2018-12-102018-12-102018-01-062017http://hdl.handle.net/10400.1/12150O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição de caráter privado, na cidade de Albufeira. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como principal objetivo conhecer a influência da exploração de histórias sonorizadas no desenvolvimento da expressão espontânea das crianças do grupo. Para tal, e após conhecermos o grupo de crianças, desenvolvemos, através de uma abordagem de investigação-ação um conjunto de atividades, com objetivos específicos, que foram experienciadas com o grupo em quatro momentos distintos. Cada um destes momentos de intervenção educativa focada e intencionalizada foi marcado por um processo que contemplou o diagnóstico - a planificação - a intervenção - a avaliação - e a reflexão. Neste processo, foram de primordial importância os instrumentos de registo utilizados e os indicadores de avaliação definidos Os dados recolhidos foram tratados qualitativamente e interpretados com base no quadro teórico que suporta o estudo. Os resultados obtidos evidenciam que a exploração diversificada de histórias sonorizadas contribuiu para a expressão espontânea das crianças. Inferiu-se, também, que histórias sonorizadas podem ser utilizadas como estratégia para criar uma oportunidade para o educador envolver o grupo e para promover um clima de confiança em que as crianças se expressam livremente.porExpressão espontâneaHistóriasEnvolvimentoMúsicaHistórias sonorizadas: uma estratégia para promover a expressão espontâneamaster thesis202013626