Lopes, AntónioCorreia, RaquelCasinha, Teresa Sofia Mestre Bordeira2016-04-052016-04-0520132013http://hdl.handle.net/10400.1/7939Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013O presente estudo utilizou a música programática como ferramenta no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças em idade pré-escolar. Neste sentido, procurei verificar se as crianças com um desenvolvimento cog-nitivo próprio da faixa etária 4 e 5 anos são capazes de estabelecer uma associação de ideias entre as características musicais de um trecho de música programática e o concei-to ou tema que inspirou esse trecho. Este objetivo foi cumprido com sucesso e permitiu trabalhar a música progra-mática em vários aspetos das áreas de conteúdo, segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.porEducação pré-escolarExpressão musicalAprendizagemDesenvolvimentoPensamentoA música programática como contributo no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança em idade pré-escolarmaster thesis202201511