Carreira, Teresa PiresSequeira, BernardeteDuarte, Maria de Jesus da Silva2011-09-072011-09-072007371.13 DUA*Pra Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/442Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007O presente estudo inscreve-se na problemática da relação e interacção do professor com pais, no contexto específico da formação inicial - Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objectivo geral da investigação consistiu em perceber que tipo de concepções apresentam os formandos finalistas - futuros professores do 1º ciclo - sobre a relação e interacção com pais, a partir das orientações supervisivas recebidas e das experiências de interacção que vivenciaram, durante o período da prática pedagógica. Da análise dos dados, recolhidos através de questionário e entrevista, constata-se que, apesar do carácter pouco frequente das interacções estabelecidas com os pais dos alunos, durante o estágio, os finalistas do curso de professores do 1º ciclo receberam orientações teóricas dos supervisores sobre esta temática. Percepcionaram o envolvimento dos pais como estratégia para melhorar o rendimento escolar e promover o desenvolvimento pessoal dos alunos. Demonstraram ter apreendido de forma significativa, que a participação dos pais pode levar à valorização da escola e dos professores.application/pdfporTesesFormação de professoresPrática pedagógicaSupervisãoInteracção escola-famíliaRelação escola-famíliaPráticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e paismaster thesis