Pinto, SandraPires Rosa, Manuela2017-10-192017-10-192015978-989-8797-07-0AUT: MMR00538;http://hdl.handle.net/10400.1/10107A escola inclusiva defende que todos os alunos devem possuir os mesmos direitos e as mesmas igualdades de oportunidades, independentemente das suas dificuldades e características. Os paradigmas sociais e educativos mostram que a escola deve garantir o sucesso educativo de todos os seus alunos e a sua autonomia em termos de mobilidade. Neste contexto os fatores ambientais assumem uma importância relevante no modelo biológico-químico-social da deficiência. Há por isso que garantir que as escolas inclusivas sejam adaptadas às diversas necessidades dos alunos. No presente estudo, focaliza-se a atenção para os que utilizam cadeira de rodas para se deslocarem. Apresenta-se neste estudo uma proposta metodológica de análise e diagnóstico da acessibilidade física escolar, através da construção de parâmetros de desempenho, com base na legislação atualmente em vigor, o Decreto-lei nº 63/2006 de 8 de agosto. Esta metodologia foi aplicada a uma escola secundária localizada na cidade de Faro. O diagnóstico efetuado permitiu averiguar que a escola tem vindo a potenciar a acessibilidade aos seus edifícios e à sua envolvente, apesar de carecer de algumas melhorias arquitetónicas para a tornar plenamente acessível.porInclusãoDeficiência motoraAcessibilidade arquitetónicaAcessibilidade escolar: o caso da Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Farojournal article