Gonçalves, Fernando RibeiroEspírito Santo, José António Reis doChainho, Maria Luísa Pires2013-11-272013-11-272011http://hdl.handle.net/10400.1/3157Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011Este trabalho centra-se na problemática do Reconhecimento e Validação de competências, mais concretamente nas representações que os profissionais e os formadores de RVCC têm das suas funções. Procura-se também investigar as representações dos adultos que frequentam ou já frequentaram o processo. Esta investigação filia-se na metodologia de estudo de caso, incidindo na equipa técnico-pedagógica do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária António Inácio da Cruz em Grândola. As práticas de RVCC, objecto desta investigação, enquadram-se num paradigma de Educação/ Formação ao Longo da Vida, valorizando todo o tipo de aprendizagens realizadas pelos adultos ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais e profissionais, incluindo as aprendizagens formais, mas valorizando, sobretudo, as aprendizagens não-formais e informais. Encontrando suporte teórico - conceptual nas abordagens da aprendizagem e da educação/formação de adultos, estas práticas emergentes são, no entanto, do ponto de vista da investigação educativa, ainda pouco aprofundadas. O estudo divide-se em duas partes: enquadramento teórico (primeira parte) e estudo empírico (segunda parte). Na primeira parte é mobilizada literatura para permitir uma maior compreensão da temática em estudo. Na segunda parte (estudo empírico), delimita-se a problemática, estabelecem-se os objectivos a atingir, menciona-se o processo metodológico seguido, apresentam-se e interpretam-se os dados recolhidos. Por fim apresentam-se as conclusões mais relevantes decorrentes desta investigaçãoporEducação e formação de adultosReconhecimentoValidaçãoPortefólio reflexivo de aprendizagemFunções da equipa técnico-pedagógica no processo RVCC: representações dos diferentes actoresmaster thesis202209873