Cândido, CarlosInácio, Cristina Maria Viegas2011-09-072011-09-072007658.8 INA*Pro Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/626Dissertação mest., Marketing, Universidade do Algarve, 2007O agravamento de alguns factores externos, nomeadamente as restrições orçamentais e consecutivos atrasos nos pagamentos de subsídios públicos contratualizados, faz com que a dependência do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMar) face ao financiamento público seja um entrave à sua sustentabilidade e sobrevivência. Face a este problema, a presente dissertação visou apresentar uma estratégia de Orientação de Mercado (OM) concreta para o CCMar de modo a fomentar a obtenção de receitas próprias, com vista à atenuação da dependência mencionada. O processo de investigação adoptado teve por base a metodologia Action Research (AR) e consistiu em 2 fases (ciclos) interligadas entre si. Em cada uma das fases ocorreu o planeamento e a execução de uma acção, a qual se concretizou na consulta através de questionário ao membros da Comissão Científica (CC) do CCMar sobre o modelo de formulação estratégica (1.ª fase) e a estratégia de OM propostos pelo autor (2.ª fase). Recorreu-se igualmente a conversas informais com os membros da Direcção e à consulta de documentos internos do CCMar. A reflexão sobre os dados recolhidos permitiu concluir que, quer o modelo de formulação estratégica, quer a estratégia de OM proposta pelo autor ao CCMar, foram ambos considerados adequados à instituição. Foi ainda possível concluir que a implementação de uma estratégia de OM, e em concreto a que foi proposta pelo autor, teria uma reduzida Resistência à Mudança (RM).application/pdfporTesesMarketingOrientação de mercadoAction researchResistência à mudançaO problema da dependência do CCMAR face ao financiamento público. Proposta de uma estratégia de orientação para o mercadomaster thesis