Pereira, Luis NobreAgapito, DoraSimões, Vanessa Alexandra Figueiredo2025-07-212025-07-212024-12-18http://hdl.handle.net/10400.1/27466A indústria da beleza apresenta-se como uma indústria forte num mundo com mercados muito competitivos, tornando-se importante esta indústria conhecer os hábitos de compra e de consumo da população da geração Z, pois essa informação permite aos gestores tomarem decisões estratégicas com o objetivo de melhorar a sua performance, e melhorar a rentabilidade. A indústria da beleza oferece produtos cosméticos ao mercado para melhorar o bem-estar dos seus clientes. A geração Z, caracterizada como os indivíduos que nasceram entre 1995 e 2010, é uma grande participante nesta indústria e, por esse motivo, as marcas precisam de perceber os desejos e necessidades desta geração de modo a conseguirem implementar estratégias para o seu sucesso. Posto isto, este estudo visa perceber quais são os hábitos de consumo da geração Z portuguesa relativamente aos produtos cosméticos. Neste estudo foi inquirida uma amostra por conveniência de 169 indivíduos da geração Z portuguesa, através de um inquérito eletrónico realizado em 2024. A análise de dados foi feita com recursos a técnicas estatísticas univariadas e bivariadas. Os resultados sugerem que a eficácia do produto, a sensação na pele do produto e o preço do produto são os maiores indutores de compra. Os resultados apontam para uma correlação entre a frequência de compra e as determinantes de visita e permanência na loja física de cosméticos. Os resultados apontam também para nenhuma associação entre a decisão de compra e as determinantes de visita e permanência na loja física de cosméticos.As beauty industry presents itself as strong in a world where crisis happen to often, it becomes important for this industry to know it’s strengths to keep improving and succeed even more. Beauty industry offers cosmetic products to the market to improve the wellbeing of the clients. Generation Z, characterized as the ones who were born between 1995 and 2010, is one of the major participants in this industry, therefore brands need to understand the wants and needs of this generation so they can implement strategies for their success. As a result, this study aims to understand generation Z consumption habits towards cosmetic products. In this study a sample of 169 individuals belonging to the portuguese generation Z was researched through an electronic inquiry held in 2024. The data analysis was made using univariate and bivariate statistical techniques. The findings suggest that the product effectiveness, the feeling on the skin of the product and the price of the product are the major drivers of purchase. The findings show one correlation between the purchase frequency and the determinants of visit and stay in the cosmetic’s physical stores. The findings also show that there are no association between the purchase decision and the determinants of visit and stay in the cosmetic’s physical stores.porIndústria da belezaCosméticosGeração zLojas físicasRealidade aumentadaHábitos de compra e de consumoHábitos de consumo da geração z portuguesa na indústria da belezamaster thesis203876326