Gamboa, Vitor Manuel PachecoEstreia, Micaela Isabel Vaz2017-11-092017-11-092017-06-132017http://hdl.handle.net/10400.1/10167Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017O processo vocacional inicia-se muito cedo, remetendo-nos para a infância, no qual a família representa uma especial importância (Kracke, 2002; Santos, 2005; Carvalho & Taveira, 2009; Palos & Drobot, 2010; Carvalho & Taveira, 2012; Porfeli & Lee, 2012; Turan, Çelik, & Turan, 2014; Soares, 2016). Estudos empíricos evidenciam, ao longo do tempo, um aumento das atividades de exploração vocacional e uma diminuição da indecisão, consoante o suporte percebido do pai e da mãe (e.g., Dietrich et al., 2009; Germejis & Verschueren, 2009; Palos & Drobot, 2010; Dietrich et al., 2011; Zhang et al., 2015). Neste âmbito, o objetivo geral desta investigação pretende analisar o efeito do suporte parental percebido (pai e mãe) no processo de exploração e de indecisão de carreira, bem como na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira. Os resultados das análises de regressão sustentam a relevância das duas medidas de suporte parental, uma vez que os efeitos do suporte da mãe são mais expressivos na exploração de si próprio, enquanto o suporte do pai tem um efeito significativo sobretudo na exploração do meio e na exploração sistemática. No que se refere à Autoeficácia, esta variável que surge associado ao suporte parental, revelou-se um preditor significativo da exploração e da indecisão. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacionalporDesenvolvimento vocacionalExploração vocacionalIndecisão vocacionalSuporte parentalSuporte percebido da mãeSuporte percebido do paiAutoeficáciaO suporte parental e autoeficácia nos processos de exploração e de tomada de decisão de carreira, em alunos do ensino secundáriomaster thesis201741164