Veia, LucianoBrocardo, JoanaPedro da Ponte, João2015-06-302015-06-302015Veia, L., Brocardo, J. & Ponte, J. P. (2015). Práticas de comunicação em contexto de organização e tratamento de dados. In A. P. Canavarro, L. Santos, C. C. Nunes & H. Jacinto (Orgs.) (2015). Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (122-136). Lisboa: APM978-972-8768-59-1AUT: LVE00230;http://hdl.handle.net/10400.1/6656Esta comunicação reporta-se às práticas de comunicação matemática de uma professora do 1.º ciclo do ensino básico na condução de tarefas de organização e tratamento de dados. Trata-se de um trabalho desenvolvido num contexto de trabalho de natureza colaborativa que segue uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa, na modalidade de estudo de caso. As práticas de comunicação da professora, caracterizadas pelo questionamento dos alunos, desafiando a sua participação nas discussões de sala de aula e valorizando o seu conhecimento matemático, assumem predominantemente o modo de comunicação reflexiva e o padrão de interação de discussão.porComunicação matemáticaPráticasTarefasOrganização e tratamento de dadosPráticas de comunicação em contexto de organização e tratamento de dadosconference object