Ribeiro, Carlos MiguelMonteiro, RuteGuerreiro, Patrícia Cristina Rodrigues2016-04-222016-04-2220142014http://hdl.handle.net/10400.1/8068Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todo o trabalho realizado durante o período de estágio, demonstrando as vitórias, dificuldades e metas atingidas e ultrapassadas. O objetivo principal deste documento consiste na reflexão permanente das várias situações com que me deparei e também avaliar a minha prestação ao longo das semanas de estágio. A partir das minhas observações, conversas entre professores cooperantes e supervisores e dificuldades ultrapassadas, aumentei os meus conhecimentos, aprendi novas estratégias e métodos de ensino e presenciei realidades que até hoje não tinha noção de quanto presentes estavam na nossa sociedade. Optei por uma investigação no domínio matemático, mais concretamente na divisão como partilha e como operação inversa pois as estratégias e métodos utilizados numa temática podem ser facilmente aproveitados para outros conteúdos.porEnsino de matemáticaProcesso formativoReflexãoAprendizagemDivisão (matemática)Estratégias e raciocínios de alunos do Ensino Básico em situações envolvendo a divisãomaster thesis202227480