Inácio, FilomenaBramão, InêsFaísca, LuísReis, Alexandra2014-08-012014-08-012011Inácio, Filomena, Bramão, Inês, Faísca, Luís e Reis, Alexandra. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Revista de Psicologia e Educação. 2011, vol. Branco (1,2), pp. 85-93.1645-6084AUT: MIB02287; AIR01687; LFA00717;http://hdl.handle.net/10400.1/4902Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum modo na utilização de mecanismos de dupla codificação. Comparámos o desempenho de dois grupos de crianças com diferentes competências de leitura, mas equivalentes na idade e em anos de escolaridade, numa prova de memória não verbal. Foram definidas três condições experimentais, manipulando o grau em que os itens a memorizar eram verbalizáveis. Os resultados mostraram que o grupo com melhores competências de leitura apresenta um desempenho superior na condição pictórica mais difícil de verbalizar quando comparado com o grupo com piores competências de leitura. Estes resultados são discutidos à luz do contributo das competências de leitura na facilitação em utilizar estratégias de dupla codificação para codificar a informação visuo-espacial em memória de trabalho.porMemória de trabalho visuo-espacialDesenvolvimento da memória de trabalhoCompetências de leituraEstratégias de dupla codificaçãoA influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificaçãojournal article