Almeida, H.2012-07-262012-07-262011http://hdl.handle.net/10400.1/1560Após décadas de tentativas de resolução do problema de Transferência da Formação, poderia parecer que existe um maior sucesso na sua relação teórico-prática. No entanto, até mesmo depois de se terem produzido modelos teóricos especificando que variáveis influenciam a transferência, continuamos a ler estimativas despontadoras de aplicação da formação ao trabalho. Pretende-se avaliar o efeito exercido por determinados antecedentes sobre a Transferência da Formação (variável critério). Analisa-se, ainda, o efeito mediador de duas variáveis (Auto-eficácia e Motivação para transferir) na relação entre estes antecedentes e a variável critério. Inquiriram-se 128 jardineiros (e os seus supervisores) pós-formação e no local de trabalho através do Learning Transfer System Inventory (LTSI), de indicadores de Warr, Allan & Birdi (1999) e de um questionário de Satisfação da Acção de Formação. As análises de regressão efectuadas confirmam a relação directa dos antecedentes avaliados sobre a Transferência da Formação. Relativamente ao efeito mediador testado, os resultados mostram que a percepção de Auto-Eficácia do desempenho e da Motivação para Aplicar a Formação só quando aparecem juntas conseguem exercer efeito mediador. Os resultados obtidos fornecem apoio empírico relativamente aos modelos teóricos neste domínio os quais defendem que para que a formação seja transferida para o local de trabalho é necessário que o conteúdo formativo seja retido ao longo do tempo.porAntecedentesMediadoresFormaçãoTransferênciaLocal de trabalhoTransferência da aprendizagem para o local de trabalho: um estudo realizado com jardineiros de companhias hoteleirasconference object