Amaro, Fernando Sampaio MartinsRomeiro, João Manuel Ramos2014-10-152014-10-1520122012http://hdl.handle.net/10400.1/5339Através da prática de ensino supervisionada, para além de compreender todos os processos inerentes à prática da docência, pretendeu-se verificar em particular a viabilidade de inserção do teatro de sombras como recurso pedagógico no contexto de sala de aula, mais concretamente na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A análise não teve como objetivo primordial a investigação exaustiva da origem do teatro de sombras. O ponto fundamental consistiu em tirar proveito do fascínio do teatro de sombras, dessa sua beleza misteriosa da criação de um mundo mágico, explorar as suas características e a sua linguagem. Procurou-se através do teatro de sombras motivar os alunos para as diferentes aprendizagens na disciplina e, consequentemente, propiciar um bom desempenho nas atividades a concretizar.porEducação visualEnsino tecnológicoEnsino básicoTeatro infantilConstrutivismoExperimentaçãoBrainstormingMetodologia projetualResolução de problemasCooperaçãoTeatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológicamaster thesis