Pires Rosa, ManuelaGameiro, CelesteRodrigues, J. I.Alves, R. M. A.Serdoura , F. M. C.Ramos, R. A. R.Rodrigues, D. S.Rodrigues da Silva, A. N.Rodrigues da Silva, A. N.2017-10-112017-10-112014-09Rosa, M. M. P., Gameiro, M. C. B., Rodrigues, J. I., & Alves, R. M. A. (2014). Padrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Faro. PLURIS’14- (Re)inventar a Cidade Em Tempos de Mudança - Livro de Actas, 691–702.978-989-99150-0-8AUT: MMR00538; MGA00976; JIR00786;http://hdl.handle.net/10400.1/10088Na última década, em Portugal, no domínio da gestão da mobilidade urbana, tem vindo a ocorrer, progressivamente, uma mudança de abordagem de provisão de transporte, tradicionalmente focalizada no tráfego e transporte, para uma sustentabilidade orientada, valorizadora dos modos suaves e transportes coletivos. Paralelamente têm sucedido profundas mudanças económicas e sociais, registando-se atualmente uma situação de crise económica que tem tido grandes repercussões no poder de compra dos portugueses e no incremento das taxas de desemprego. Neste contexto, ocorre uma efetiva mudança dos padrões de mobilidade dos portugueses, expressa por uma redução da utilização do transporte individual motorizado, nomeadamente, à escala urbana. A análise é desenvolvida considerando a cidade de Faro e é suportada por inquéritos à mobilidade realizados nos anos de 2001 e 2013.porPadrões de mobilidade urbana num contexto de crise económica e social: o caso da cidade de Farojournal article