Cândido, CarlosSantos, Ana Margarida Farias Ramos dos2011-09-072011-09-072009658.56 SAN*Imp Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/831Dissertação mest., Gestão Empresarial, Universidade do Algarve, 2009Este trabalho identifica as principais alterações ocorridas em empresas que desenvolveram o sistema de gestão de qualidade ISO 9000. O objectivo é verificar se a certificação é, num contexto geral, sinónimo de vantagem ou se pelo contrário a certificação apenas dificulta a vida das organizações. No sentido de desenvolver e enquadrar o tema, discutir-se-ão aspectos relacionados com a qualidade, a certificação, o aparecimento da norma ISO 9000 e a sua relação com a Gestão da Qualidade Total (GQT) e ainda certos factores que possam influenciar a performance das organizações, tais como a dimensão da empresa, a idade, o tempo decorrido pós-certificação e o mercado em que ela actua (doméstico ou internacional). A análise destes aspectos revela ausência de consenso na literatura, pelo que se pretende contribuir para a formação de um consenso sobre a matéria. A metodologia de trabalho consiste em aplicar um inquérito às empresas portuguesas que tenham implementado o sistema de gestão da qualidade ISO 9000. Os dados recolhidos são trabalhados com recurso a técnicas de estatística descritiva e de inferência estatística, por forma a caracterizar a situação em Portugal e a testar algumas hipóteses sobre motivações, obstáculos, vantagens e desvantagens da ISO 9000. O estudo termina com a comparação da análise teórica com a análise prática, na tentativa de responder aos objectivos propostos. Em geral as vantagens verificadas são superiores às desvantagens verificadas após a certificação e por isso, neste estudo, o saldo final revelou-se positivo.application/pdfporTesesQualidadeGestão da qualidadeCertificação de empresasVantagensDesvantagensImplementação do sistema de gestão da qualidade ISO 9000: vantagens ou desvantagensmaster thesis