Nobre, SandraAmado, NéliaPonte, João Pedro da2014-02-132014-02-132013-11978-989-8525-24-6AUT: NAM01269http://hdl.handle.net/10400.1/3457O nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificação de variáveis, tradução de condições e identificação de soluções se mostrou uma abordagem adequada, em especial, para o estudo do método de substituição. No final do estudo, uma das alunas passou a recorrer sistematicamente aos métodos formais enquanto a outra usa com eficácia a folha de cálculo, que prefere em relação aos métodos formais.porPensamento algébricosistemas de equaçõesmétodos formaisrepresentações matemáticasfolha de cálculoA aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e folha de cálculoconference object