Pires, AdrianaColaço, HelenaHorta, Maria HelenaRibeiro, Carlos Miguel2014-11-192014-11-1920131646-9526AUT: CMR01849; HHO01913;http://hdl.handle.net/10400.1/5641Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve.O sentido de número é um dos temas centrais no conhecimento matemático dos alunos ao longo da escolaridade, daí que deva assumir um papel central nos primeiros anos. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido será possível criar as bases para que as crianças aprendam matemática com compreensão. Essas aprendizagens relacionam-se fortemente com o conhecimento do professor, sendo que um amplo, sólido e relacional conhecimento do conteúdo fundamenta abordagens matematicamente potentes, envolvendo diferentes contextos e representações. Neste texto discutimos alguns aspetos do conhecimento do professor relativamente ao sentido de número, bem como apresentamos e discutimos um conjunto de tarefas que têm como objetivo matemático específico desenvolver esta noção nas crianças na educação pré-escolar.porEducação pré-escolarSentido de númeroCompetências numéricasConhecimento do professorDesenvolver o sentido de número no pré-escolarjournal article