Branco, AntónioMiranda, Luís Manuel de Almeida2011-09-072011-09-07200537.02 MIR*Jog Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/623Dissertação mest., Educação Artística, Universidade do Algarve, 2005O presente Estudo de Caso tem por base a utilização de diferentes tipos de jogos dramáticos no ensino e aprendizagem de uma Língua Estrangeira, essencialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da oralidade. Num primeiro ponto, apresenta-se um estudo diacrónico das diferentes abordagens no ensino de uma Língua Estrangeira, centrado nas actividades e tarefas facilitadoras da expressão oral, assim como nas competências essenciais a essa aprendizagem. Seguidamente, descrevem-se algumas das teorias e práticas que estão na base da definição do conceito de Jogo Dramático, com a diferenciação dos tipos de jogo centrais a este estudo. Conclui-se esta fundamentação teórica com a apresentação de diversas abordagens desta actividade na aprendizagem das referidas línguas. O terceiro ponto diz respeito ao estudo de caso em si, no qual são referidos os objectivos centrais do mesmo, nomeadamente, que importância teve e tem o Jogo Dramático na formação e na prática lectiva do grupo de docentes estudado. São ainda descritos os instrumentos de investigação utilizados e a metodologia seguida. Depois de uma cuidada análise e síntese descritiva dos resultados obtidos, apresentam-se as conclusões às quais se chegou no decorrer desta investigação, destacando-se a verificação da ausência de uma formação adequada nesta área para professores e o reconhecimento, por estes, da validade pedagógica da utilização deste tipo de ferramenta.application/pdfporTesesJogo dramáticoOralidadeLínguas estrangeirasO jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras do Ensino Secundário: estudo de um casomaster thesis