Vieira, Luís SérgioMedina, Tatiana de Lurdes Bettencourt2017-10-182017-10-182017-07-102016http://hdl.handle.net/10400.1/10104Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017No último século observou-se um foco da Psicologia na reparação dos aspetos negativos da vida, o que negligencia o indivíduo realizado e a comunidade próspera (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). É neste cenário que surge a Psicologia Positiva tendo como intuito otimizar a qualidade de vida e desenvolver o bem-estar. Nos últimos anos, o interesse manifestado sobre as aplicações da psicologia positiva para a educação tem aumentado. Uma vez que a escola é um dos contextos mais importantes no desenvolvimento dos jovens, este contexto constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas relacionadas com a promoção de bem-estar. Para além disso, evidências sugerem que ao promover o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, o desempenho escolar destes aumenta (Norrish, Williams, O’Connor & Robinson, 2013). Nesse sentido, a presente investigação teve como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Recorreu-se a um desenho metodológico quasi-experimental com recolha de dados em dois momentos, antes e após a intervenção, de indicadores de expressão emocional e de satisfação com a vida, num grupo de 85 alunos de uma escola do 2.º ciclo do ensino básico. A intervenção consistiu no registo diário de acontecimentos positivos e a reflexão destes durante um mês. Os resultados obtidos estão em consonância com investigações anteriores, na medida em que suportam os benefícios da promoção do bem-estar nas escolas.porPsicologia positivaBem-estarEducação positivaDesempenho escolarAvaliação dos impactos de intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básicomaster thesis201739291