Rebelo, EfigénioCândido, CarlosMartins, Luís Manuel Farinha de Matos2022-10-272022-10-272022-02-25http://hdl.handle.net/10400.1/18437O objetivo principal deste estudo é, por um lado, contribuir para a avaliação das tendências da literatura no que concerne aos fatores que influenciam o sucesso das startups nos mercados internacionais. Por outro lado, o estudo visa aprimorar o conhecimento e o estado da arte no que diz respeito às estratégias que podem ser executadas para permitir que as startups penetrem no mercado externo com sucesso e de forma consolidada. Este trabalho foi estruturado com base em três tópicos de estudo distintos: orientação para o mercado externo das startups incubadas - preditores de internacionalização; fatores que influenciam o volume de negócios não doméstico de startups incubadas em Portugal; e os perfis das equipas que contribuem para o sucesso das startups portuguesas incubadas nos mercados internacionais. Relativamente à orientação para o mercado externo, o inquérito elaborado para este estudo inspirou-se nos estudos de Engelman e Fracasso (2013) e foi respondido por empreendedores de startups instaladas em incubadoras em Portugal. O modelo de regressão logística indica que o género dos CEOs, o número de trabalhadores e o número de membros da equipa de nacionalidade estrangeira influenciam as probabilidades de entrada no mercado externo, sugerindo que CEOs homens, equipas maiores e equipas com mais membros estrangeiros têm maior propensão para a internacionalização. Relativamente aos factores que influenciam o volume de negócios não doméstico das startups incubadas em Portugal, o modelo de regressão linear múltipla mostra que as incubadoras permitem avaliar os meios mais eficazes que os empreendedores podem adoptar para ajudar a aumentar o volume de negócios das startups incubadas no mercado externo. Quanto às equipas ideais que contribuem para o sucesso das startups incubadas portuguesas nos mercados internacionais, o método da Conjoint Analysis sugere o perfil ideal das equipas empreendedoras - e não apenas características isoladas - em processos de internacionalização. Os resultados sugerem que o perfil de uma equipa pode ser dividido em três grupos distintos: Perfil Académico, Perfil Internacional e Perfil de Língua. Também verifica quais fatores influenciam a receita nos mercados comunitários e extracomunitários. Com a plataforma SABI selecionou-se informação sobre todas as startups nacionais incubadas nos últimos três anos e uma das principais conclusões é que os fatores que influenciam a receita no mercado comunitário são diferentes daqueles que influenciam a receita no mercado extracomunitário.The main purpose of this study is to contribute to the assessment of the trends in literature regarding the factors that influence the success of the startups in international markets. Moreover, the study aims to improve the knowledge and the state of the art regarding strategies that can be carried out to allow startups to penetrate external markets, in a successful way. This work was structured according to three different topics: external market orientation of incubated startups; factors that influence the nondomestic turnover in Portugal; and the profiles of the teams that contribute to the success of Portuguese incubated startups in international markets. Regarding the external market orientation, the estimated logistic regression model indicates that the CEOs gender, the number of workers and of foreign team members influence the chances of entering the external market, suggesting that male CEOs, bigger teams, and teams with more foreign team members have greater willingness to internationalization. Concerning the factors that influence the nondomestic turnover of startups incubated in Portugal, the estimated multiple linear regression model shows that incubators allow us to assess the most effective means entrepreneurs can adopt to help increase the business volume of incubated startups in the foreign market. As for the ideal teams that contribute to the success of Portuguese incubated startups in international markets, the Conjoint Analysis method suggests the ideal profile of entrepreneurial teams – and not just isolated characteristics – in internationalisation processes. Results suggest that a team profile can be divided into three distinct clusters: Academic Profile, International Profile and Language Profile. It also verifies which factors influence revenue in the community and extra-community markets. The SABI platform was used and one of the main conclusions is that the factors that influence revenue in the community market differ from those that influence revenue in the extra-community market.engStartups incubadasInternacionalizaçãoIncubadorasMercados externosVolume negóciosPerfis de equipaStartups and internationalization: orientation, characterization and team profiledoctoral thesis101638159