Monteiro, Ileana PardalNeto, Maria ManuelaPires, Ana Luísa Ramos2021-02-162021-02-162020-05-08http://hdl.handle.net/10400.1/15101O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a satisfação e bem-estar no trabalho dos trabalhadores da empresa Infraquinta, E.M. Assente no pressuposto de que os recursos humanos são o principal ativo de uma organização e que estas devem desenvolver estratégias que potenciem a qualidade de vida e bem-estar dos seus trabalhadores, este estudo definiu satisfação no trabalho e analisou os seus principais motivos (intrínsecos e extrínsecos), tendo como objeto de estudo os trabalhadores da empresa de manutenção e gestão de infraestruturas da Quinta do Lago – Infraquinta, E.M.. Recorrendo a uma metodologia mista, onde se utilizou questionários de carácter quantitativo e questões qualitativas, o estudo analisou a resposta de 54 trabalhadores da empresa em causa relativamente à satisfação no trabalho e ao seu bem-estar. Os resultados revelaram que os colaboradores não percecionam o local de trabalho como um espaço negativo e causador de mal-estar, pelo contrário, consideram que é um local onde se sentem bem de uma forma geral. Os resultados revelaram também que os principais fatores que contribuem para uma satisfação no trabalho relacionam-se com o nível do ambiente geral da organização (relação com os colegas, trabalho que realiza, relação com superior). Os principais fatores que contribuem para a insatisfação relacionam-se com as compensações (remunerações e promoções) e o local de trabalho parece ter alguma influência, sendo que, os trabalhadores que trabalham fora do escritório apresentam níveis mais positivos de satisfação no trabalho. Este trabalho permite que as organizações possam desenvolver estratégias no sentido de melhorar a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores e, consequentemente, melhorar o seu desempenho organizacional.This study has as main objective to assess the satisfaction and well-being of Infraquinta E.M. employees. Based on the assumption that the human resources are the main asset of an organisation and that the organisations should develop strategies to enhance life’s quality and well-being to its employees, this study defined work satisfaction and analysed its main causes (extrinsic and intrinsic), having as an object of study the employees of the maintenance and infrastructure management company of Quinta do Lago – Infraquinta, E.M.. Using a mixed methodology, which used quantitative questionnaires and qualitative questions, the study analysed the response of 54 employees of the company in question regarding job satisfaction and their well-being. The results revealed that employees do not perceive the workplace as a negative space that causes discomfort, on the contrary, they consider it to be a place where they generally feel good. The results also revealed that the main factors that contribute to job satisfaction are related to the level of the organisation's general environment (relationship with colleagues, work performed, relationship with supervisors). The main factors that contribute to dissatisfaction are related to compensation (remuneration and promotions) and the workplace seems to have some influence, once that the employees working outside the office have more positive levels of job satisfaction. This work allows organisations to develop strategies to improve the satisfaction and well-being of their employees and, consequently, to improve their organisational performance.porRecursos humanosAatitudesSatisfação no trabalhoBem-estarBem-estar e satisfação no trabalho nos colaboradores da Infraquinta, E.Mmaster thesis202496732