Vieira, Luís SérgioPedro, Vanda Cristina Sotto Mayor Dias2017-09-232017-09-232017-07-102017http://hdl.handle.net/10400.1/10008Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017O bem-estar tem vindo a ser reconhecido como um fator determinante no processo de crescimento humano, mostrando-se preditor de aspetos tão diversos como melhor saúde física e mental, relações mais gratificantes, pensamento mais criativo e melhores aprendizagens. A abordagem preventiva adotada em Psicologia Positiva tem levado a Psicologia da Educação a interessar-se pelos possíveis benefícios da promoção do bem-estar em ambientes escolares. No entanto, a investigação e a prática pedagógica não têm fornecido dados suficientes que permitam avaliar a eficácia deste tipo de intervenção. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervenção de Educação Positiva na expressão de emoções, no bem-estar e, indiretamente, no rendimento escolar de 81 alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (2º e 3º anos). Os níveis de bem-estar subjetivo dos participantes foram medidos antes e depois de um exercício que envolvia a recordação, registo e reflexão sobre ocorrências positivas que lhes tivessem acontecido no dia anterior (grupo experimental). Este exercício foi realizado diariamente durante cinco meses e tinha como objetivo aumentar os níveis de expressão de emoções positivas nas crianças. Os resultados indicam que a intervenção não exerceu o efeito diferenciador previsto entre o primeiro segundo momento de avaliação, ou seja, a evolução do bem-estar e da satisfação das crianças que seguiram o programa de intervenção positiva não se diferenciou de forma fiável da evolução do bem-estar das crianças do grupo de controlo. Também o desempenho escolar dos participantes não pareceu ter sofrido uma influência evidente da intervenção. Estes resultados são discutidos à luz de investigações anteriores e das limitações metodológicas do próprio estudo. Torna-se crucial dar continuidade a este tipo de investigação para esclarecer averiguar os seus potenciais efeitos no bem-estar subjetivo das crianças em contexto escolar.porEducação positivaBem-estar subjetivoSatisfação com a vidaExpressão de emoçõesEstudantes do ensino básicoA educação positiva como base de um modelo de intervenção psicológica com alunos do ensino básicomaster thesis201717808