Vasconcelos, Maria de Lurdes Ferreira Cabral Usera deZurita, Mercedes RabadánLopes, Ana Catarina Rocha2018-09-212018-09-2120122012http://hdl.handle.net/10400.1/10841Tendo presente a preocupação de favorecer situações de comunicação quotidianas que ocorrem dentro e fora da sala de aula e que correspondessem aos interesses, às necessidades de aprendizagem e às experiências dos alunos, concebi sequências de aprendizagem assentes nos princípios comunicativos do ensino da língua e numa metodologia baseada em tarefas. A partir da análise e da reflexão da prática levada a cabo, procuro demonstrar como o recurso às tarefas contribuiu para que a sala de aula se convertesse num espaço social e interpessoal em que os alunos se envolveram em situações autênticas de negociação de sentido. O presente Relatório Científico debruça-se sobre as respeitantes opções metodológicas e em que medida estas promoveram uma aprendizagem significativa, favoreceram a aquisição de saberes e o desenvolvimento de competências em língua estrangeira e, consequentemente, melhoraram a competência comunicativa dos discentes.porEnsino comunicativo da línguaMetodologia de tarefaAprendizagem significativaComunicação autênticaEnsino centrado no alunoPara uma aprendizagem significativa e uma comunicação autêntica na aula de língua estrangeira: o contributo do ensino baseado em tarefasmaster thesis