Pinto, Jorge Manuel BentoEscarameia, Beatriz do Carmo2011-09-072011-09-072008373.3 ESC*Rel Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/350Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008A presente investigação tem como pano de fundo a relação entre a escola e família e a crescente diversidade cultural das escolas portuguesas. As dificuldades de comunicação, de relacionamento e sobretudo de desenvolvimento de estratégias de cooperação entre a escola e a família são hoje amplamente discutidas. Diversas vezes a relação entre pais e professores tem sido pautada por conflitos de interesses causando constrangimentos a nível relacional. Consideramos que a escola tem responsabilidades na aproximação e na abertura da mesma às famílias, tendo o professor um papel preponderante no desenvolvimento de um clima favorável à sua colaboração. O estudo aqui apresentado identificou, numa primeira parte, as diferenças nas percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o envolvimento parental de famílias/encarregados de educação de alunos de origem lusa e africana que indicam que estes últimos são, em média, vistos como adoptando menos comportamentos de envolvimento na escola que os primeiros. Na segunda parte, através de entrevistas semidirectivas a quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico aprofundou-se a caracterização das suas ideias sobre envolvimento parental em famílias de origem africana considerando a sua formação, experiência, e concepções sobre multiculturalidade. Os resultados obtidos permitem reflectir sobre o modo como os professores pensam a situação das famílias de minorias étnicas relativamente à sua participação na escola. Papplication/pdfporTesesEscolaFamíliaEnsino básicoMulticulturalismoMinorias étnicasRelação escola-família em contextos multiculturais: percepção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à participação das famílias na vida da escolamaster thesis